Alas Comerciais

Em breve.

METODOLOGIA DE TRABALHO

"Metodologia de trabalho para o carnaval 2012"
HARMONIA DA MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL

Em 1987 a jurada Marina Montine em estado de graça com o desfile da Mocidade, deu nota máxima apenas pra nós e ainda fez uma ressalva, dizendo que o canto, a dança, o ritmo, enfim todo o conjunto harmônico da escola tinha proporcionado pra ela e toda avenida, um momento único de rara beleza e alegria (não me recordo se foram essas as palavras, mas o sentido para sua expressão é o mesmo). Claro que naquela época muitos detalhes técnicos passavam despercebidos, pois se concentravam mais no corpo da escola.

Hoje para que possamos fazer uma harmonia de alto nível, é preciso uma integração muito forte de todos os segmentos, diretores e dirigentes, é preciso planejamento, comprometimento e acima de tudo “AMOR”.

Todos nós sabemos, mas é sempre bom lembrar, que harmonia é o perfeito entrosamento do canto, da dança e do ritmo. Partindo desse princípio o diretor de harmonia tem que estar atento e zeloso para dois quesitos importantíssimos que interferem diretamente no seu trabalho que são: evolução e conjunto.

Indo mais além do meu ponto de vista, é preciso que o diretor de harmonia tenha gerência ou opinião em todos os quesitos que interfiram diretamente na parte técnica da escola, é preciso uma sintonia perfeita com os diretores de carnaval, de barracão e o núcleo de comando da escola.

O que qualifica um diretor de harmonia é a forma de conduzir a escola na avenida dentro do planejamento, tendo atitude e bom senso para resolver os vários imprevistos que possam vir a surgir, tratar com respeito seus componentes orientando-os no que devem fazer e sempre valorizar o grupo de “harmonia”, pois sem a confiança e o entrosamento com esses trabalhadores do desfile o diretor não é nada.

Quero fazer uma harmonia leve, solta, onde os desfilantes evoluam na avenida de forma ordenada, sem buracos dentro das alas e sem espaçamentos, de forma tranquila sem correrias e retrocessos, cantando nosso samba em sintonia com o intérprete na cadência de nossa bateria, quero mostrar para meu grupo o que aprendi nesses 35 anos na escola como ritmista, compositor, duas vezes diretor de harmonia setorial e diretor técnico de desfile e a referência dos mestres de harmonia que aqui brilharam como: seu Candinho, Chiquinho Pastel, Barra Mansa entre outros, que mostrando aos componentes a alegria do nosso cantar, nossa vibração, a descontração e a felicidade de estarmos desfilando por nossa escola fará do componente nosso reflexo. É imprescindível que cada um na escola faça sua parte, e que ajude no que for preciso em outros setores onde realmente tiver conhecimento. 

Como diretor geral, pretendo fazer com que todos os seguimentos entendam que harmonia somos todos nós, que simplesmente trabalhamos e desfilamos pelo mesmo objetivo e que saibam que harmonia é o elo de todos os seguimentos.


Se nossos corações forem tocados pelo desejo de trazer alegria para nossa comunidade, quando realmente prevalecer à união, o comprometimento e o amor por nossa escola, com certeza realizaremos o sonho de todo ano: o título.



“NÃO EXISTE UM GRANDE DIRETOR DE HARMONIA E SIM UMA EXCELENTE EQUIPE”


Harmonia de escola de samba


Respeito.............................educação


Atitude...............................gentileza


Planejamento....................comprometimento


Vontade.............................amor


Por: Jeferson Rodrigues
(Diretor geral de harmonia)


Harmonia e Evolução

Harmonia e Evolução – quesitos de grande importância para a pontuação da escola

Um quesito de grande relevância nos desfiles de carnaval é quanto à harmonia e à evolução, apresentados pela escola.

A harmonia é a forma como os integrantes da escola desfilam, considerando se há entrosamento ou não dos mesmos com o ritmo e o canto do samba de enredo.

Os componentes da escola devem cantar o samba no mesmo tempo que o puxador, a voz principal durante o desfile.

A totalidade da voz cantada pela escola durante a apresentação também é elemento considerado para a avaliação da harmonia, ou seja, o grupo precisa cantar em uma única voz.

Os ensaios desse quesito voltam-se para que ninguém atravesse o samba, ou seja, que não cante fora do compasso da bateria, o que leva a perda de pontos.

Os jurados não consideram como problema uma pane no carro de som, mas para isso é necessário que o grupo esteja coeso, sinta-se motivado, mesmo sem a voz principal, fazendo do canto dos integrantes e da batucada da bateria o elemento mais animador do espetáculo.

A Evolução é a forma como a dança é apresentada, bem como sua progressão na avenida durante o desfile.

Os passos dos integrantes devem estar no ritmo, sendo efetuados na mesma cadência da bateria.

Durante a apresentação, a escola deve desfilar evoluindo tranquilamente, sem correrias ou retrocessos, o que prejudicam a sua pontuação. Para isso, é necessário que aconteçam ensaios prevendo o tempo de duração da escola na avenida, para que tudo saia perfeito.

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